Total de visualizações de página

domingo, 3 de novembro de 2013

DINÂMICA: COMPETIÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS





Procedimentos:
O professor deverá dividir a turma em dois grupos nomeando como grupo A e grupo B.
Em seguida, deverá fazer a leitura das características de um gênero textual e ao comando do apito, um representante de cada grupo deverá correr até as tajetas com os nomes dos gêneros textuais e identificá-lo.
Ganha ponto aquele que conseguir entregar corretamente a tarjeta correspondente as características lidas.
O jogo prossegue até que seja identificado cada gênero a suas características.

Características dos gêneros textuais:
AUTOBIOGRAFIA: É escrita pela própria pessoa, personagem principal dos fatos que serão relatados, deve ser narrado na primeira pessoa.
CARTA: Poderá ser enviado a pessoas, empresas e instituições. Apresenta as estruturas básicas: Cabeçalho (local, data e saudação), assunto, despedida e assinatura.
BILHETE: Tem uma mensagem curta que tem como intenção comunicativa enviar um recado. Contém destinatário e remetente.
DIÁRIO: Relatos pessoais e íntimos do dia a dia. Uma linguagem simples e coloquial.
ADIVINHA: Apresenta uma pergunta ou questão enigmática normalmente constituída por perguntas desafiadoras que exige resposta ou solução engenhosa.
CANÇÃO:  Constituído por versos e estrofes, muitas vezes apresenta refrão e pode ou não ter rimas. Sua função social é praticar escuta e leitura, entreter e é um instrumento de resistência política ou de valorização do sistema vigente.
CANTIGA: Faz parte da cultura espontânea e é sempre usada como dinâmicas em momentos  de alfabetização, tem um ritmo limpo e rápido para favorecer a assimilação e é repleta de rimas e repetições. Serve para brincar no coletivo.
HQ: Estrutura em pequenos quadros narrativos. Aliado ao desenho, está o texto em forma de dialogo.
DICIONÁRIO: Define as palavras usadas na língua. Possui uma organização específica: ordem alfabética, verbetes, são apresentados em negrito.
RÓTULO: Deve ter informações importantes como: nome e marca, quantidade, tamanho, data de fabricação e validade,etc.
DICA: Apresenta uma boa informação ou indicação, com linguagem informal e conteúdo objetivo. Sua principal função é informar.
ENTREVISTA: Encontradas em jornais e revistas e se apresentam como perguntas e respostas.
FICHA/CADASTRO: Transcrição fiel dos dados pessoais e/ ou profissionais de pessoas. Serve para registrar, apontar e organizar informações.
IMAGEM: É uma linguagem não verbal, que possibilita diferentes leituras e interpretações , pois depende de quem a interpreta e das relações estabelecidas entre os diferentes elementos que a compoem.
AVISOS/SINAIS/PLACAS: Utilizam palavras, imagens e símbolos para transmitir informações simples, mas necessárias. Encontram-se quase sempre em lugares públicos e de passagens.
INSTRUÇÕES DE MONTAGEM: Serve para ensinar procedimentos e sua estrutura é: título, materiais, instruções( passo a passo para execução).
PESQUISA:  Tem por finalidade a descoberta de novos conhecimentos, não pode ser cópia do material pesquisado. O texto deve ser escrito com as próprias palavras.
RECEITA CULINÁRIA: Serve para ensinar procedimentos, como fazer. Apresenta o nome do prato, ingredientes e modo  de fazer.
POEMA: É o gênero mais antigo e que maior prazer causa as crianças. Apresenta as estruturas: versos e estrofes com ou sem rimas.
REGRAS DE JOGO: Apresenta orientações para a realização de uma atividade: como jogar.
REPORTAGEM: Leva fatos ao leitor ou telespectador de maneira abrangente. Sua linguagem é clara, objetiva e direta.
TEXTO INFORMATIVO: Transmite de forma clara, ordenada e objetiva as informações e indicações que digam respeito a fatos concretos e reais. Sua estrutura é introdução, desenvolvimento e conclusão.
TIRAS: História em quadrinhos curta (até quatro quadrinhos com presença de personagens fixos ou não) e com característica de humor.
CONVITE: Tem por objetivo convidar alguém para algum tipo de cerimônia.



3 comentários:

  1. Maravilhoso pra travtraba em sala de aula

    ResponderExcluir
  2. O conto tbem é um gênero textual como posso adaptar essa dinâmica para trabalhar contos. Alunos do 7 ano?

    ResponderExcluir