Procedimentos:
O professor deverá
dividir a turma em dois grupos nomeando como grupo A e grupo B.
Em seguida, deverá fazer a leitura das características de um gênero textual e ao comando do apito,
um representante de cada grupo deverá correr até as tajetas com os nomes dos
gêneros textuais e identificá-lo.
Ganha ponto aquele que conseguir entregar corretamente a
tarjeta correspondente as características lidas.
O jogo prossegue até
que seja identificado cada gênero a suas características.
Características dos gêneros textuais:
AUTOBIOGRAFIA: É escrita pela própria pessoa, personagem
principal dos fatos que serão relatados, deve ser narrado na primeira pessoa.
CARTA: Poderá ser enviado a pessoas, empresas e
instituições. Apresenta as estruturas básicas: Cabeçalho (local, data e
saudação), assunto, despedida e assinatura.
BILHETE: Tem uma mensagem curta que tem como intenção
comunicativa enviar um recado. Contém destinatário e remetente.
DIÁRIO: Relatos pessoais e íntimos do dia a dia. Uma
linguagem simples e coloquial.
ADIVINHA: Apresenta uma pergunta ou questão enigmática
normalmente constituída por perguntas desafiadoras que exige resposta ou
solução engenhosa.
CANÇÃO: Constituído
por versos e estrofes, muitas vezes apresenta refrão e pode ou não ter rimas.
Sua função social é praticar escuta e leitura, entreter e é um instrumento de
resistência política ou de valorização do sistema vigente.
CANTIGA: Faz parte da cultura espontânea e é sempre usada
como dinâmicas em momentos de
alfabetização, tem um ritmo limpo e rápido para favorecer a assimilação e é
repleta de rimas e repetições. Serve para brincar no coletivo.
HQ: Estrutura em pequenos quadros narrativos. Aliado ao
desenho, está o texto em forma de dialogo.
DICIONÁRIO: Define as palavras usadas na língua. Possui uma
organização específica: ordem alfabética, verbetes, são apresentados em
negrito.
RÓTULO: Deve ter informações importantes como: nome e marca,
quantidade, tamanho, data de fabricação e validade,etc.
DICA: Apresenta uma boa informação ou indicação, com
linguagem informal e conteúdo objetivo. Sua principal função é informar.
ENTREVISTA: Encontradas em jornais e revistas e se
apresentam como perguntas e respostas.
FICHA/CADASTRO: Transcrição fiel dos dados pessoais e/ ou
profissionais de pessoas. Serve para registrar, apontar e organizar
informações.
IMAGEM: É uma linguagem não verbal, que possibilita
diferentes leituras e interpretações , pois depende de quem a interpreta e das
relações estabelecidas entre os diferentes elementos que a compoem.
AVISOS/SINAIS/PLACAS: Utilizam palavras, imagens e símbolos
para transmitir informações simples, mas necessárias. Encontram-se quase sempre
em lugares públicos e de passagens.
INSTRUÇÕES DE MONTAGEM: Serve para ensinar procedimentos e
sua estrutura é: título, materiais, instruções( passo a passo para execução).
PESQUISA: Tem por
finalidade a descoberta de novos conhecimentos, não pode ser cópia do material
pesquisado. O texto deve ser escrito com as próprias palavras.
RECEITA CULINÁRIA: Serve para ensinar procedimentos, como
fazer. Apresenta o nome do prato, ingredientes e modo de fazer.
POEMA: É o gênero mais antigo e que maior prazer causa as
crianças. Apresenta as estruturas: versos e estrofes com ou sem rimas.
REGRAS DE JOGO: Apresenta orientações para a realização de
uma atividade: como jogar.
REPORTAGEM: Leva fatos ao leitor ou telespectador de maneira
abrangente. Sua linguagem é clara, objetiva e direta.
TEXTO INFORMATIVO: Transmite de forma clara, ordenada e
objetiva as informações e indicações que digam respeito a fatos concretos e
reais. Sua estrutura é introdução, desenvolvimento e conclusão.
TIRAS: História em quadrinhos curta (até quatro quadrinhos
com presença de personagens fixos ou não) e com característica de humor.
CONVITE: Tem por objetivo convidar alguém para algum tipo de
cerimônia.
Amei essa idéia Parabéns
ResponderExcluirMaravilhoso pra travtraba em sala de aula
ResponderExcluirO conto tbem é um gênero textual como posso adaptar essa dinâmica para trabalhar contos. Alunos do 7 ano?
ResponderExcluir